22 de ago. de 2009

Reflexão 02


Quem pode edificar ou destruir uma família?

Em Pv. 14:1 Salomão nos diz: “TODA mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola à derruba com as próprias mãos”.
Imagino que Salomão em meio a mil mulheres; setecentas esposas e trezentas concubinas, tinha a habilidade de construir tudo o que construiu como o primeiro templo de Israel; seu palácio; a Casa do Bosque do Líbano; um edifício para uma de suas mulheres, a rainha egpicia; o muro de Jerusalém; além de muitas cidades. Escreveu mais de 3.000 provérbios, dos quais uma parte está no A.T., Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos. Governou a Nação de Israel e mais... e ainda pôde observar suas esposas e identificar as sábias e as tolas. Pelo que conhecemos das mulheres, há aquelas passivas, as de meio termo e as ativas, tanto para o bem, quanto para o mau. No seu arem as sábias eram aquelas que não lhe davam dores de cabeça, que aguardavam seus momentos em meio às longas filas de espera e que dividia o carinho amor e atenção com mais provavelmente 699 mulheres sem contar as concubinas. Sua advertência é boa quando associamos ao texto de Pedro que diz: "Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos, jóias e roupas finas. Ao contrário, seja no interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus" (I Pe. 3:1-4). Doutro modo, Salomão não se deu exclusivamente a uma mulher, sendo assim, ele pôde observar quais mulheres tinham o procedimento de sujeição, as que evitavam conflitos, abrindo mão da exclusividade, aguardando seu dia seu momento sua hora (guardadas as devidas questões culturais).

Ao contrario da palavra direta de Deus em Gn. 2:24 “O homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher e eles se tornarão uma só carne” está claro que Deus fez um homem para uma mulher, doutra sorte não serão dois uma só carne.

As palavras de Jesus em Mc. 10:4 "Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. 5 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento; 6 Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. 7 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, 8 E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. 9 Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 10 E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo.
11 E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela.
12 E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera"
. Está claro neste texto que Moisés permitiu escrever carta de divórcio para regulamentar a condição de dureza do coração do homem. Mas Jesus reafirmou as palavras de Deus e afirmou que o segundo casamento é adultério e ordenou que não separe o que Deus uniu.

Do apóstolo Paulo em Ef. 5: 25 “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. O apostolo coloca o verbo amar no imperativo, dando aos homens a ordem de amar suas esposas como Cristo amou a igreja.

E do Apóstolo Pedro em Pe. 3: 7 “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”. No decorrer da bíblia vemos as advertências e instruções para os homens serem ativos para o convívio com suas respectivas esposas. O cabeça da família é o primeiro responsável pela edificação ou destruição e não as mulheres, a quem não foi dada a ordem de ser responsável pelo lar.

Quem quer restauração ou melhorar seu casamento, cumpra seu papel no relacionamento e Deus vai se manifestar através de você. Se você cumprir o que a palavra de Deus instrui, Deus estará em você e o milagre é certo.

Deus te ajude a edificar seu casamento em nome de Jesus.
Prs. Moisés Bernardo e Telma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário